sábado, 10 de novembro de 2012

MORRE NORMAN MAILER, ESCRITOR E JORNALISTA DOS EUA

MORRE NORMAN MAILER, ESCRITOR E JORNALISTA DOS EUA
10 de novembro de 2007

No dia 10 de novembro de 2007 morria Norman Mailer, escritor e jornalista dos Estados Unidos. Nascido no dia 31 de janeiro de 1923, em Long Branch, Nova Jersey, ele estudou na Universidade de Havard e serviu no exército durante a Guerra do Pacífico. Baseado nesta experiência, escreveu o romance Os nus e os mortos, em 1948, que o colocou como um dos grandes escritores dos EUA após a Segunda Guerra Mundial. Figura extravagante e polêmica, ele gostava de contrariar os críticos e leitores. Mailer ficou mais conhecido por seus trabalhos jornalísticos, que narram fatos reais com a riqueza textual dos romances, em uma técnica que ficou conhecida como Novo Jornalismo. Duas de suas obras foram agraciadas com o prêmio Pulitzer: Os exércitos da noite (1968) e a Canção do Carrasco (1979). Foi figura importante da contracultura nos Estados Unidos dos anos 60 e também ativista contra a Guerra do Vietnã, o que lhe rendeu uma prisão. Sua biografia sobre Marilyn Monroe, publicada em 1973, foi um de seus grandes sucessos de vendas e provocou enorme polêmica. Ele morreu aos 84 anos, vítima de problemas pulmonares.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 10|11|2012.




 http://rastreiodecozinha.blogspot.com.br/2007_10_26_archive.html ACESSO EM 10|11|2012.

GETÚLIO VARGAS INSTAURA O ESTADO NOVO NO BRASIL

GETÚLIO VARGAS INSTAURA O ESTADO NOVO NO BRASIL
10 de novembro de 1937

No dia 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas declarou, em pronunciamento à nação pelo rádio, que o Brasil estava sob um novo regime de governo, o Estado Novo. Caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e pelo autoritarismo, o Estado Novo durou até 1945, quando Getúlio foi desposto pelas Forças Armadas. A chegada de Getúlio ao poder também foi por meio de um golpe e, praticamente, não houve reação contrária. Na época, o ambiente político brasileiro era bastante delicado. Havia comoção popular por causa do Plano Cohen (um suposto plano comunista para a tomada de poder no Brasil), instabilidade política causada pela Intentona Comunista e o medo de novas revoluções comunistas. Assim que tomou o poder, Getúlio Vargas fechou o Congresso Nacional e acabou com os partidos políticos. Ele outorgou uma nova constituição, que lhe concedia controle total do poder executivo, e previa um novo Legislativo. Durante sua permanência no poder, contudo, nunca foram realizadas eleições democráticas. Uma das características do governo de Getúlio Vargas foi a busca de uma identidade nacional para o Brasil. O conceito de "antropofagia cultural", tema da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, foi ampliado durante o seu governo. Por meio do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, planejado por Mário de Andrade e colaboradores como Carlos Drummond de Andrade, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Cândido Portinari, pela primeira vez, a identidade racial brasileira foi definida como a mistura de três raças e culturas pelo governo.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 10|11|2012.



 http://historialovers.blogspot.com.br/ ACESSO EM 10|11|2012.

NASCE MARTÍNHO LUTERO

NASCE MARTÍNHO LUTERO
10 de novembro de 1483

Martinho Lutero nasceu em Eisleben (Alemanha) no dia 10 de novembro de 1483. Foi um teólogo, frade católico agostiniano, reformador religioso, e em cujos ensinamentos se inspirou a Reforma Protestante. Inaugurou a doutrina teológica e cultural denominada luteranismo e influenciou as demais tradições protestantes. Sua exortação para que a Igreja regressasse aos ensinamentos da Bíblia impulsionou a transformação do cristianismo e provocou a Contra Reforma. Suas contribuições à civilização ocidental foram além do âmbito religioso, já que suas traduções da Bíblia ajudaram a desenvolver uma versão padrão da língua alemã e se converteram em um modelo na arte da tradução. Seu casamento com a monja alemã Catalina Bora, no dia 13 de junho de 1525, iniciou um movimento de apoio ao matrimônio sacerdotal dentro de muitas correntes cristãs.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 10|11|2012.



http://assembleiadedeusserrinha.blog.terra.com.br/category/reforma-protestante/ ACESSO EM 10|11|2012.