quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MENSAGEM DE OTIMISMO

PRESIDENTE DOS EUA, JOHN KENNEDY, É MORTO EM ATENTADO EM DALLAS

PRESIDENTE DOS EUA, JOHN KENNEDY, É MORTO EM ATENTADO EM DALLAS
22 de novembro de 1963

O dia 22 de novembro de 1963 marcou com sangue a história presidencial dos Estados Unidos. Nesta data, o 35º presidente do país, John Fitzgerald Kennedy, foi morto a tiros durante uma carreata política, em Dallas, no Texas. Ele estava em um carro conversível, diante de uma multidão, quando foi atingido por tiros durante o desfile. A primeira-dama Jacqueline Kennedy estava ao seu lado, juntamente com o governador do Texas John Connally e sua esposa. Quando o veículo passou pela Praça Dealey, às 12h30, Lee Harvey Oswald teria disparado três tiros do sexto andar de um prédio que servia de depósito de livros escolares, ferindo fatalmente Kennedy e atingindo gravemente Connally. Kennedy foi declarado morto 30 minutos depois, no Parkland Hospital, aos 46 anos. O vice-presidente Lyndon Johnson, que estava na comitiva, três carros atrás de Kennedy, foi empossado como o 36º presidente dos Estados Unidos duas horas depois. Ele fez o juramento presidencial a bordo do Air Force One e sua posse foi testemunhada por cerca de 30 pessoas, incluindo Jacqueline Kennedy, que ainda estava vestindo roupas manchadas de sangue do marido. Sete minutos depois, o jato presidencial decolou de Washington.

No dia seguinte, 23 de novembro, Johnson fez seu primeiro discurso, declarando o dia 25 de novembro luto nacional pelo presidente morto. Nessa segunda-feira, centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de Washington para assistir a passagem do corpo de Kennedy rumo à catedral de São Mateus para uma missa. A procissão seguiu para o cemitério de Arlington, onde líderes de 99 nações se reuniram para o funeral.

Pouco depois do crime, Lee Harvey Oswald foi preso em uma sala de cinema pela polícia como suspeito. Ele foi formalmente acusado em 23 de novembro pelos assassinatos de Kennedy e de um policial. No dia seguinte, foi levado para a sede da polícia de Dallas. Uma multidão de policiais e de jornalistas se reuniram para assistir sua partida para uma cela mais segura quando Jack Ruby saiu da multidão e matou Oswald com um tiro de revólver calibre 38. Ruby, que foi imediatamente detido, afirmou que o assassinato de Kennedy foi o motivo de sua ação. Apesar de alguns o considerarem um herói, ele foi condenado a morte. Em outubro de 1966, o Tribunal de Apelações do Texas reverteu a decisão e um novo julgamento foi marcado. Em janeiro de 1967, enquanto aguarda por uma nova decisão, Ruby morreu de câncer de pulmão em um hospital de Dallas. Várias teorias conspiratórias surgiram em torno desta nebulosa história. Em 1964, a Comissão Warren investigou o caso e concluiu que nem Oswald ou Ruby faziam parte de uma conspiração maior, seja nacional ou internacional, para assassinar o presidente Kennedy. Contudo, o relatório não convenceu a todos. Mais tarde, em 1978, um novo comitê concluiu em um relatório preliminar que Kennedy foi "provavelmente assassinado como resultado de uma conspiração", que pode ter envolvido vários atiradores e o crime organizado.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSSO EM 22|11|2012.




http://noticias.uol.com.br/tabloide/album/2012/03/16/qual-personalidade-politica-voce-considera-mais-delicia-vote.htm ACESSO EM 22|11|2012.

MARINHEIROS DEFLAGRAM A REVOLTA DA CHIBATA NO RIO DE JANEIRO

MARINHEIROS DEFLAGRAM A REVOLTA DA CHIBATA NO RIO DE JANEIRO
22 de novembro de 1910

Uma revolta de Marinheiros nas tranquilas águas da Guanabara deixou o Brasil em estado de alerta. O movimento, que ficou conhecido como Revolta da Chibata, representou a rebelião de marinheiros de baixa patente contra o sistema violento da Marinha do Brasil. Entre as reivindicações dos rebelados estavam o fim dos castigos físicos contra os marinheiros, melhor alimentação e a colocação em prática da lei de ajustes de horários, aprovada pelo Congresso. A gota d´água para o movimento foi a punição de 250 chibatadas imposta do cabo Marcelino Rodrigues, condenado por ferir um marinheiro a bordo do Minas Gerais, embarcação que foi capturada pelos revoltados. No dia 22 de novembro de 1910, o grupo liderado pelo cabo João Cândido tomou o controle do navio, matou o comandante e mais três resistentes ao movimento, causando pânico geral na cidade do Rio de Janeiro. Como o levante havia sido planejado, outros navios aderiram ao movimento: o Bahia, o São Paulo e o Deodoro. Os marinheiros viraram os canhões dos navios em direção ao Rio de Janeiro e forçaram o presidente Hermes da Fonseca a negociar com os rebeldes. A revolta terminou no dia 26 de novembro, com o anúncio de uma trégua: foi prometido o fim dos castigos físicos e também a anistia dos rebeldes. Porém, depois que os marinheiros entregaram as armas, eles foram traídos pelo governante, que expulsou os revoltosos das Forças Armadas. A traição resultou em outro levante, em dezembro, na Ilha das Cobras. Contudo, esta última não teve grande apoio e os revoltosos foram massacrados. Dois anos depois, os marinheiros presos que sobreviveram às torturas foram absolvidos. Após as rebeliões, finalmente, o governo deu fim às punições físicas em alto mar e aprovou melhorias para os marinheiros. João Cândido, o líder da Revolta da Chibata, conseguiu anistia. Apesar de seu feito heroico, morreu anônimo e pobre, como carregador de peixes no Rio, em 1969. A conhecida música “O Mestre-sala dos mares”, de João Bosco e Aldir Blanc, foi composta em homenagem a João Cândido.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.





http://chibatas.blogspot.com.br/ ACESSO EM 22|11|2012.

NASCE JAVIER DE BURGOS

NASCE JAVIER DE BURGOS
22 de novembro de 1778

Francisco Javier de Burgos e do Olmonasceu no dia 22 de outubro de 1778 e faleceu no dia 22 de janeiro de 1849, foi um destacado político, jornalista, dramaturgo e tradutor espanhol. De família nobre, ainda que não abastada, estava destinado a servir à Igreja, porém abandonou logo os estudos religiosos em Granada, mudando-se para Madri para dedicar-se aos estudos de jurisprudência. Com a invasão napoleônica passou a seu serviço ocupando na Andaluzia diversos cargos. De 1827 a 1833 desempenhou diversos cargos de importância na Administração. Em 1833, no começo do reinado de Isabel II, sob a regência de Maria Cristina de Bourbon, foi nomeado Secretário de Estado de Fomento sob o ministério de Cea Bermúdez e foi nesse cargo que estabeleceu a divisão territorial por províncias, baseando-se nos planejamentos do Novo Regime, porém tomando como base a antiga divisão em reinos de Espanha. Foi senador e conselheiro real em 1846 com o primeiro governo de Narváez ministro da Governança, cargo que deixou ao assumir cargo do governo Francisco Javier de Istúriz nesse mesmo ano. Durante seus últimos anos voltou a cultivar a poesia e além da revisão da tradução de importantes autores, escreveu poesia de circunstâncias destacando-se uma canção fúnebre à morte da rainha Isabel de Bragança, uma ode ao casamento do rei Fernando VII com Maria Cristina de Bourbon, ainda que tenha se destacado entre todas elas sua Ode à Razão e Ao porvir.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.

EM JOGO HISTÓRICO, PELÉ MARCA OITO VEZES EM SANTOS 11X0 BOTAFOGO-SP

EM JOGO HISTÓRICO, PELÉ MARCA OITO VEZES EM SANTOS 11X0 BOTAFOGO-SP
21 de novembro de 1964

No dia 21 de novembro de 1964, Pelé realizou um feito histórico: marcou oito gols em uma mesma partida pelo Santos. No caso, a "vítima" foi o Botafogo-SP, de Ribeirão Preto, que foi massacrado pelo placar de 11 a 0, pela 25a. rodada do Campeonato Paulista, disputada na Vila Belmiro.

Naquele dia, o público oficial foi de apenas 9.437 pessoas e, curiosamente, antes do apito inicial foi registrado um minuto de silêncio em memória ao presidente John Kennedy, morto havia um ano.

Assim que a bola rolou, Pelé já tratou de marcar o primeiro gol da partida logo aos três minutos de jogo. Depois, anotou aos oito, 16, 38 e 41 minutos do primeiro tempo. Na etapa inicial, também balançaram a rede Pepe (aos 19) e Coutinho (aos 25). No segundo tempo, o Rei anotou aos 25, 27 (de pênalti) e também aos 28. Ainda não satisfeito, o Santos marcou seu último gol com Toninho Guerreiro aos 45 minutos.

Uma curiosidade desta partida é que o roupeiro do Santos em campo apanhou a bola e a guardou de recordação. Uma outra precisou ser providenciada para a sequência da partida.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.

 

http://halibidoso.blogspot.com.br/2010/10/70-vezes-pele.html ACESSO EM 22|11|2012.

NASCE WOLFGANG KETTERLE

NASCE WOLFGANG KETTERLE
21 de novembro de 1957

Wolfgang Ketterle nasceu no dia 21 de novembro de 1957, é um físico alemão condecorado com o Prêmio Nobel de Física em 2001 por suas investigações relacionadas com o condensado de Bose-Einstein, um estado da matéria que se produz em condições extremas. Em Heidelberg (Alemanha), iniciou seus estudos de Física, que finalizou na Universidade de Munique, doutorando-se em 1986. Trabalhou na Universidade de Heidelberg e no Instituto Max Planck em Garching antes de mudar-se para os Estados Unidos, onde se incorporou ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts como professor de Física. Em 1995, Ketterle criou um condensado de Bose-Einstein esfriando um gás de átomos de sódio até uma temperatura de 20 nK (um bilhão de vezes mais frio que o espaço interestelar). A temperaturas tão baixas, os átomos, unidos por raios laser e por confinamentos magnéticos, formam uma só onda de matéria. As imagens do condensado podem ser interpretadas como fotografias da função de onda. Os condensados de Bose-Einstein possuem propriedades de superfluidez. O grupo de Ketterle encontrou uma relação entre a formação de vórtices e a velocidade crítica de superfluidez em um condensado de átomos de sódio.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.

ASSASSINATO DE LIBERO BADARÓ AUMENTA PRESSÃO PARA SAÍDA DE DOM PEDRO I

ASSASSINATO DE LIBERO BADARÓ AUMENTA PRESSÃO PARA SAÍDA DE DOM PEDRO I
21 de novembro de 1830

No dia 21 de novembro de 1830, um assassinato traiçoeiro desestabilizou ainda mais o frágil governo do imperador Dom Pedro I. Em São Paulo, morria, vítima de um atentado, Giovanni Battista Libero Badaró, jornalista, político e médico italiano radicado no Brasil. Nascido na Itália, na cidade de Laigueglia, em 1798, ele se mudou para os trópicos em 1826. Em solo brasileiro, tornou-se um liberal e viveu na cidade de São Paulo, onde atuava como médico e dava aulas gratuitas de matemática. Fundou o jornal O Observador Constitucional, em 1829, o que não era bem visto pelos absolutistas.

Em São Paulo, alguns estudantes do Curso Jurídico fizeram uma campanha contra o governo monárquico. Os manifestantes tornaram-se criminosos para o ouvidor Cândido Ladislau Japiaçu e foram processados. O Observador Constitucional fez campanha em favor dos acusados e atacou Japiaçu. Desafeto de Japiaçu, Libero Badaró sofreu um atentado no dia 20 de novembro, às 22h, quando voltava para a sua casa na rua São José (hoje rua Líbero Badaró). Suas última palavras antes de morrer foram "morre um Liberal, mas não morre a Liberdade". No dia seguinte, ele faleceu e sua frase virou símbolo da liberdade de imprensa. Sua morte ganhou grande repercussão, com milhares de pessoas no seu enterro e mais de 800 tochas acesas. O principal responsável pelo assassinato foi um alemão, chamado Stock, que se escondeu na casa de Japiaçu. O alemão foi preso, mas Japiaçu, apesar de processado, acabou absolvido. Segundo historiadores, a ordem para matar Badaró pode ter partido de Dom Pedro I. O fato complicou ainda mais a situação política do imperador, criticado por sua postura autoritária. No ano seguinte, no dia 7 de abril de 1831, Dom Pedro I abdicou do trono e mudou-se para Portugal, deixando a coroa para o seu filho, Dom Pedro II, de apenas 14 anos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.

REALIZA-SE O 1º VÔO LIVRE EM GLOBO AEROSTÁTICO

REALIZA-SE O 1º VÔO LIVRE EM GLOBO AEROSTÁTICO
21 de novembro de 1783

No dia 21 de novembro de 1783, o botânico e agrônomo francês, Francois Rozier, tornou-se o primeiro homem a realizar um longo vôo livre com um globo elevando-se até 1000 metros de altura voando durante 25 minutos e cobrindo uma distância de quase 10 quilômetros. Foi professor de física e química e um dos pioneiros da aviação. Seu interesse pela química se despertou no hospital militar de Metz, uma importante torre na fronteira de França. Foi para Paris aos 18 anos de idade. Na Academia de Reims ensinou física e química. Logo abriu seu próprio museu, no dia 11 de dezembro de 1781, onde realizou experimentos em física e fez demonstrações aos nobres. Investigou na nova área dos gases e inventou um respirador.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.

A ONU DECRETA O DIA MUNDIAL PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO DA ÁFRICA

A ONU DECRETA O DIA MUNDIAL PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO DA ÁFRICA
20 de novembro de 1989

No Segundo Decênio do Desenvolvimento Industrial para África, a Assembleia Geral das Nações Unidas, proclamou o Dia Mundial da Industrialização da África em novembro de 1989. A data tem por objeto incentivar o compromisso da comunidade internacional para promover a industrialização da África. África é o continente mais pobre de todos, quase a metade da população vive com menos de um dólar por dia e entre os 48 países menos adiantados do mundo, 34 estão na África. Para atuar contra esta pobreza há que proporcionar aos pobres do continente africano serviços e oportunidades, mas também há que conseguir que se ajudem a si mesmos. Na economia globalizada de hoje, a indústria continua sendo um elemento fundamental no desenvolvimento econômico e social. É a força que impulsiona as economias dinâmicas e competitivas. Os países que alcançaram um alto grau de industrialização, especialmente os que aplicaram políticas em prol dos pobres, obtiveram grande êxito na erradicação da pobreza. A indústria cria emprego e o incrementa. Aumenta os recursos, multiplica o valor dos produtos agrícolas e estimula o avanço tecnológico. A indústria cria oportunidades econômicas para a mulher e gera recursos para que os Governos possam mitigar e erradicar a pobreza.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.

TERMINA O FRANQUISMO

TERMINA O FRANQUISMO
20 de novembro de 1975

O Franquismo foi o regime político do general espanhol Francisco Franco e o período histórico de sua ditadura na Espanha entre o ano 1939 e o dia 20 de novembro de 1975; o pós-franquismo durou até 1977. O regime franquista começou quando seu líder se proclamou Caudilho da Espanha pela Graça de Deus ao vencer na Guerra Civil Espanhola. O ditador faleceu no mesmo dia em que cessou seu governo. O regime de Franco teve caráter ditatorial e sem divisão de poderes, no qual diversas liberdades individuais (de associação, de expressão, de voto, sindical, etc.) estavam muito limitadas. O legado de Franco, contudo, é motivo de controvérsias. Enquanto uma parte da população considera que foi um líder forte que pacificou e estabilizou a Espanha, para outros foi um cruel repressor.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.

NASCE O ASTRÔNOMO NORTE-AMERICANO EDWIN POWELL HUBBLE

NASCE O ASTRÔNOMO NORTE-AMERICANO EDWIN POWELL HUBBLE
20 de novembro de 1889

No dia 20 de novembro de 1889 nascia o astrônomo Edwin Powell Hubble, na cidade de Marshfield, nos Estados Unidos. Ele se formou em matemática e astronomia na Universidade de Chicago, e, em seguida, trabalhou durante um curto período como advogado. Contudo, deixou a carreira para retornar de vez à astronomia. Depois de concluir o seu doutorado, começou a trabalhar no Mount Wilson Observatory. Entre 1922 e 1924, descobriu que certas nebulosas continham tipos de estrela cefeida (estrela gigante ou uma supergigante amarela). Ele também calculou que elas estavam a centenas de milhares de anos-luz de distância (fora da Via Láctea) e que as nebulosas eram, na verdade, outras galáxias. Ao estudar as galáxias, ele fez, em 1927, sua segunda descoberta notável: a de que as galáxias estavam se afastando da Via Láctea a taxas que aumentavam com a distância. Isto implica que o universo, considerado imutável, estava se expandindo. Ele ainda determinou que a relação entre a velocidade das galáxias e sua distância era uma constante (constante de Hubble). O cálculo original do Hubble da constante, entretanto, estava incorreta, o que fez com que a Via Láctea fosse maior do que todas as outras galáxias e também a mais jovem de todo o universo, com menos idade, inclusive, em relação ao planeta Terra. Mais tarde, outros astrônomos determinaram que as galáxias estavam sistematicamente mais distantes e resolveram a discrepância. Depois de sua morte, seu nome foi dado ao primeiro telescópio espacial, colocado em órbita em 1990, para estudar o espaço sem as distorções causadas pela atmosfera.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.

LÍDER ZUMBI, DO QUILOMBO DOS PALMARES, É MORTO EM EMBOSCADA

LÍDER ZUMBI, DO QUILOMBO DOS PALMARES, É MORTO EM EMBOSCADA
20 de novembro de 1695

No dia 20 de novembro de 1695, o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, foi morto em uma embosca após ser traído por um companheiro. Sua cabeça foi cortada e exposta em praça pública, na cidade de Recife, para servir de exemplo a outros escravos. Cerca de um ano antes de sua morte, no dia 6 de fevereiro de 1694, o aldeamento principal do Quilombo dos Palmares foi destruído pelos homens do bandeirante Domingos Jorge Velho, mas Zumbi conseguiu fugir. Depois de mais de um século (de 1590 a 1694), estava chegando ao fim um dos símbolos da resistência à escravidão.

Localizado em um lugar de difícil acesso, no caso, o atual município de União dos Palmares, no interior de Alagoas, o quilombo foi alvo de constantes ameaças de invasão e, ao longo de sua existência, enfrentou numerosas expedições militares enviadas pelo governo para dominá-lo.

Após várias tentativas de acordo, o governo recorreu a Domingos Jorge Velho, oferecendo-lhe armas, terras e dinheiro pelo resgate dos escravos que haviam fugido. A partir de então teve início o conflito que ficou conhecido como Guerra de Palmares, em que as forças do governo saíram vitoriosas, com a destruição completa do Quilombo em 1695.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.




http://mariabessem.blogspot.com.br/2012/11/zumbi-dos-palmares.html ACESSO EM 22|11|2012.

NASCE HENRI BERGSON

NASCE HENRI BERGSON
18 de novembro de 1859

Henri Bergson nasceu no dia 18 de outubro de 1859 e faleceu no dia 4 de janeiro de 1941. Foi um escritor e filósofo francês, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1927. Muito interessado na mecânica, trabalhou como engenheiro de trens. Depois estudou geologia e biologia. Antes que seu par Darwin, planejou uma interpretação da realidade baseada no princípio da evolução. Toda a realidade está submetida à evolução, que é a manifestação do incompreensível ou força. Fundamentou-se na conservação da matéria e da energia. Entre suas obras se destacaram: Essai sur Les Données Inmédiates de La Conscience (1889) Le Rire (1899) Matière et Mémoire (1896) L'évolution Créatrice (1907) L'Énergie Spirituelle (1919) e Les Deux sources de la Morale et de la Religion (1932).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.





http://www.colegioweb.com.br/literatura/as-fontes-filosoficas.html  ACESSO EM 22|11|2012.

ACONTECE A MATANÇA DE CHOLULA

ACONTECE A MATANÇA DE CHOLULA
18 de novembro de 1519

A Matança de Cholula foi um ataque realizado pelas forças militares do conquistador espanhol Hernán Cortés em sua trajetória à cidade do México-Tenochtitlan no dia 18 de novembro de 1519. De acordo com os cronistas e com o próprio Hernán Cortés, se tratou de uma ação preventiva pela suspeita de uma possível emboscada dentro da cidade de Cholula. O resultado foi a morte de 5.000 ou 6.000 cholultecas, em sua maioria civis desarmados. Os cholultecas haviam sido fiéis tributários dos mexicas (eram uma das tribos nahuas, e quando chegaram ao vale do México, trouxeram seus próprios deuses.), depois da ação militar, foram submetidos e se tornaram aliados dos conquistadores espanhóis. Os sobreviventes pediram clemência a Cortés, explicando que cumpriam ordens dos mexicas. Desta forma as hostilidades cessaram, Cortés se reuniu com os dirigentes que haviam sobrevivido e pactuou com eles, pediu-lhes para deixar de realizar sacrifícios e atos de canibalismo, assim como deixar sua religião para convertê-los ao cristianismo. A princípio recusaram a idéia de destruir a seus ídolos, mas finalmente se converteram em aliados dos espanhóis. Os prisioneiros capturados pelos tlaxcaltecas foram postos em liberdade. Cinco dias mais tarde, a cidade regressou a sua atividade normal como se nada tivesse acontecido. Os 20.000 guerreiros mexicas nunca assistiram ao lugar, nem tiveram contato com os espanhóis durante o resto da trajetória para Tenochtitlan.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.

MORRE O MAESTRO E COMPOSITOR HEITOR VILLA-LOBOS

MORRE O MAESTRO E COMPOSITOR HEITOR VILLA-LOBOS
17 de novembro de 1959

Destacado maestro e compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos morreu no dia 17 de novembro de 1959, no Rio de Janeiro. Nascido na mesma cidade no dia 5 de março de 1887, ele trabalhou por uma música identificada com o povo brasileiro e é considerado o maior representante da área musical durante o modernismo no Brasil, com obras nacionalistas, com elementos de canções folclóricas, populares e indígenas.

De temperamento inquieto, Villa-Lobos sempre buscou absorver o universo musical brasileiro com viagens pelo interior do país. Em 1922, participou da Semana da Arte Moderna, em São Paulo, e, no ano seguinte, embarcou para a Europa, retornando ao Brasil em 1924. Três anos depois, viajou novamente para o continente europeu, financiado pelo milionário Carlos Guinle. Ele retornou desta segunda viagem em 1930 e, na sequência, se apresentou em 66 cidades. Ainda neste ano, realizou a "Cruzada do Canto Orfeônico" no Rio de Janeiro. Em 1948, ele se operou de um câncer e casou-se pela segunda vez, com Arminda Neves d'Almeida, a Mindinha, uma ex-aluna. Depois do faleciento do maestro, ela se encarregou da divulgação da sua grande obra. Durante sua carreira, Villa-Lobos obteve reconhecimento nacional e internacional. Entre os títulos mais destacados que recebeu está o de Doutor Honoris Causa, da Universidade de Nova York. Ele também apareceu pessoalmente em um filme da Disney - Alô, Amigos (1940) - ao lado do próprio Walt Disney.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.





http://www.collectors.com.br/noticias/index_03_2012.shtml ACESSO EM 22|11|2012.

É INAUGURADO O CANAL DE SUEZ

É INAUGURADO O CANAL DE SUEZ
17 de novembro de 1869

O Canal de Suez é um canal artificial de navegação que separa a África da Ásia e une o mar Mediterrâneo com o mar Vermelho. Sua longitude é de 163 km entre Porto Said (na costa mediterrânea) e Suez (na costa do mar Vermelho). O canal se encontra no território do Egito. A construção do Canal se iniciou em 1858 pela companhia do empresário francês, Ferdinand de Lesseps, com a licença das autoridades egípcias da época, e foi inaugurado no dia 17 de novembro de 1869. No momento da inauguração, o Egito possuía 44% das ações e cerca de 21.000 franceses, o resto. Estima-se que um milhão e meio de egípcios participaram na construção do canal com máquinas especialmente desenhadas. Aproximadamente 125.000 morreram durante a construção principalmente por causa da cólera. Cerca de 21.000 navios atravessam o canal a cada ano, o que supõe 10% do comércio marítimo mundial. O trajeto dura umas 15 horas aproximadamente.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.





http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2011/02/ira-enviou-dois-navios-de-guerra-ao-mar.html ACESSO EM 22|11|2012.

É ASSINADA A PAZ DOS PIRINEUS

É ASSINADA A PAZ DOS PIRINEUS
17 de novembro de 1659

O Tratado dos Pirineus (ou Paz dos Pirineus) foi assinado pelas coroas das monarquias espanhola e francesa no dia 17 de novembro de 1659, na Ilha dos Faisões (sobre o rio Bidasoa, na fronteira franco-espanhola), para pôr fim a um conflito iniciado em 1635, durante a Guerra dos Trinta Anos (conflito religioso entre reforma e contra-reforma dentro do Sacro Império Romano Germânico). O acordo foi o resultado de longas e difíceis reuniões entre o plenipotenciário espanhol Dom Luis Méndez de Haro e Guzmán (Duque de Montoso e Marquês de Carpio e sobrinho do primeiro ministro francês, o cardeal Mazarino). Foi acordado também, que os cidadãos das respectivas nações deviam ater-se com mais importância às leis e desígnios de seus respectivos governos em lugar das leis e desígnios dos poderes vizinhos, fossem religiosos ou seculares. Esta certeza contrastava muito com os tempos precedentes, nos quais a dilapidação de lealdades políticas e religiosas era um acontecimento comum. A devastação causada pela guerra foi durante muito tempo objeto de controvérsia entre os historiadores. As estimativas de perdas civis são tratadas agora com cautela. É quase completamente certo que a guerra causou um transtorno sério à economia da Europa Central, porém segundo os peritos no assunto, é possível que não tenha feito mais que exacerbar as mudanças em termos de comércio.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.

NASCE BALTASAR CARLOS DE ÁUSTRIA

NASCE BALTASAR CARLOS DE ÁUSTRIA
17 de novembro de 1629

Baltasar Carlos de Áustria nasceu no dia 17 de outubro de 1629 e faleceu no dia 9 de outubro de 1646. Foi Príncipe de Astúrias. Foi filho de Felipe IV da Espanha e de sua primeira esposa Isabel de Bourbon. O príncipe Baltasar, acompanhado por seu pai, viajou ao norte da Espanha em 1646 para celebrar o juramento do Príncipe diante das Cortes de Navarra, no dia 25 de maio. Durante sua estadia em Pamplona, Baltasar Carlos caiu gravemente enfermo. A família real, finalizado a juramento, se transferiu para Zaragoza. Nessa cidade, em 9 de outubro de 1646 o príncipe faleceu. Os médicos que o trataram diagnosticaram varíola, naquela época também se especulou acerca de uma enfermidade venérea como outra possível causa de sua morte ainda que atualmente se cogite em uma apendicite como a enfermidade mais provável que afetou o príncipe. Foi enterrado no Monastério de El Escorial. A morte do príncipe deixou Felipe IV sem um herdeiro direto porque em 1644 havia morrido sua esposa, a rainha Isabel, de erisipela. Como mostra sua correspondência autógrafa com vários personagens de sua confiança, a inesperada perda de este filho dotado, inteligente e popular deixou destroçado o monarca durante bastante tempo. O rei teve que buscar uma nova esposa, finalmente se decidiu pela prometida de seu filho e parente sua, Mariana da Áustria, que apenas contava com quinze anos. A figura do príncipe Baltasar Carlos perdurou no tempo graças aos famosos retratos que realizou o pintor Diego Velásquez e que são conservados em vários museus: Museu do Prado, Museu de Belas Artes (Boston), Coleção Wallace de Londres.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.

NASCE AUSTEN CHAMBERLAIN

NASCE AUSTEN CHAMBERLAIN
16 de novembro de 1863

Sir Austen Chamberlain nasceu no dia 16 de outubro de 1863 e faleceu no dia 17 de março de 1937. Foi um destacado político britânico. Depois de estudar na Universidade de Cambridge, Chamberlain viajou para a Europa, em especial para a França, e Berlim. Em seu regresso a Londres foi eleito deputado na Câmara dos Comuns pelo Partido Conservador em 1892. A partir de 1925 e até 1929, foi Ministro de Assuntos Exteriores. Junto com Gustav Stresemann e Aristide Briand foi um dos artífices do Pacto de Locarno em 1925 (pacto destinado a reforçar a paz na Europa depois da I Guerra Mundial). Tal acordo foi a razão principal pela qual lhe foi concedido, nesse mesmo ano, o prêmio Nobel da Paz. Entre 1934 e 1937, Chamberlain foi, junto com Winston Churchill, Roger Keyes e Leo Amery um dos mais proeminentes demandantes do rearmamento britânico em face da crescente ameaça que representava a Alemanha Nazista. Mais respeitado nesse período que o então desacreditado Churchill, Chamberlain se converteu em uma espécie de ícone para os jovens membros do Partido Conservador, como o último sobrevivente da Era Vitoriana da alta política.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.





http://www.diario-universal.com/2007/03/page/5/ ACESSO EM 22|11|2012.

CHEGA AO FIM DA REVOLTA DA VACINA, NO RIO DE JANEIRO

CHEGA AO FIM DA REVOLTA DA VACINA, NO RIO DE JANEIRO
16 de novembro de 1904

No dia 16 de novembro de 1904 chegava ao fim a Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro. O movimento, inciado no dia 10 do mesmo mês, aconteceu por conta da rejeição popular à vacina obrigatória contra a varíola, projeto proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz. Por conta disso, as brigadas sanitárias, acompanhadas por policiais, poderiam entrar nas casas e aplicar a vacina à força.



A resistência popular começou com uma manifestação estudantil e foi aumentando, chegando ao ponto de, no dia 13, tomar uma proporção que transformou o centro do Rio de Janeiro em campo de batalha. A população, que não tinha plena informação de como seria o processo de aplicação da vacina, depredou lojas, incendiou bondes, quebrou postes e atacou a polícia com pedras, paus e pedaços de ferro.



Por conta da revolta, o governo suspendeu a obrigatoriedade da vacina e declarou estado de sítio no dia 16 de novembro. Ao final da revolta, 30 pessoas morreram e outras 110 ficaram feridas. Depois, com a situação sob controle, o processo de vacinação foi reiniciado. Em pouco tempo, a varíola foi erradicada da então capital do Brasil.

COM 200 HOMENS, PIZARRO DIZIMA 5 MIL INCAS E CAPTURA ATAHUALPA

COM 200 HOMENS, PIZARRO DIZIMA 5 MIL INCAS E CAPTURA ATAHUALPA
16 de novembro de 1532

No dia 16 de novembro de 1532, Francisco Pizarro, explorador espanhol e conquistador, armou uma armadilha contra o imperador inca, Atahualpa. Com menos de 200 homens contra um exército de cinco mil incas, Pizarro massacrou seus inimigos, capturou Atahualpa, forçando-o a se converter ao cristianismo antes de, finalmente, matá-lo.

A conquista de Pizarro aconteceu quando o Império Inca passava por uma guerra civil, que dividiu a lealdade do povo. De um lado, estavam os que apoiavam Atahualpa, filho mais novo do ex-governante Huayna Capac. Do outro, havia os seguidores de Huascar, seu meio-irmão que havia sido deposto. Pizarro, apoiado pelo rei da Espanha Carlos V, começou a recrutar os homens leais a Huascar.

No dia da armadilha, Pizarro encontrou Atahualpa em Cajamarca, uma pequena cidade inca localizada no vale dos Andes. Pizarro enviou seu irmão, Hernan, para convidar Atahualpa para uma festa em honra a sua ascensão ao trono. Embora tivesse quase 80 mil soldados nas montanhas, Atahualpa foi à festa com apenas cinco mil homens desarmados. Ele foi recebido por Vicente de Valverde, um frade que viajava com Pizarro. Enquanto os homens de Pizarro estavam na espera, Valverde pediu a Atahualpa para converter-se ao cristianimo e aceitar Charles V como seu soberano. Atahualpa recusou irritado, levando Valverde a dar o sinal para Pizarro abrir fogo. Sem conseguir fugir, já que estavam em uma cidade rodeada por montanhas, os soldados incas foram presas fáceis para os espanhóis. Os homens de Pizarro abateram cinco mil incas em apenas uma hora. Pizarro foi o único espanhol que sofreu um ferimento: ele cortou a mão para evitar a morte de Atahualpa.

Percebendo que Atahualpa era mais valioso vivo do que morto, Pizarro o manteve em cativeiro, enquanto fazia seus planos para assumir o império. Atahualpa apelou à ganância dos espanhóis, oferecendo-lhes ouro e prata em troca da sua libertação. Pizarro aceitou, mas depois de receber o resgate, Pizarro acusou Atahualpa de agitar uma rebelião e o manteve preso. A essa altura, Atahualpa já havia ajudado na pacificação dos incas e, quando Pizarro se garantiu o poder, condenou o inca à fogueira - os espanhóis acreditavam que essa era a morte mais apropriada a um pagão. Contudo, no último momento, Valverde pediu clemência caso Atahualpa se convertesse. O inca aceitou, mas isso só o ajudou a ser executado por estrangulamento, o que aconteceu no dia 29 de agosto de 1533. Os combates entre os espanhóis e os incas continuariam depois da sua morte, com os espanhóis consolidando sua conquista. Contudo, a vitória de Pizarro, em Cajamarca, efetivamente decretou o fim do Império Inca e o início da colonização espanhola na América do Sul.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.

NO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA, BRASIL VAI ÀS URNAS PARA ELEGER UM PRESIDENTE

NO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA, BRASIL VAI ÀS URNAS PARA ELEGER UM PRESIDENTE
15 de novembro de 1989

Após quase 30 anos, o povo brasileiro voltava às urnas para eleger democraticamente um presidente da república. No emblemático dia 15 de novembro, de 1989, no centenário da república, aproximadamente 82 milhões de brasileiros foram às urnas para o primeiro pleito presidencial após a eleição de João Goulart, em 1961, e que seria deposto três anos depois por um golpe militar. Os três principais candidatos desta histórica eleição eram Fernando Collor de Mello, Luís Inácio Lula da Silva e Leonel Brizola. A votação foi para o inédito segundo turno, com a disputa entre Collor e Lula, com o primeiro garantindo a maioria dos votos com 53% contra 46,9%.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.


DEODORO DA FONSECA PROCLAMA A REPÚBLICA NO BRASIL

DEODORO DA FONSECA PROCLAMA A REPÚBLICA NO BRASIL
15 de novembro de 1889

No dia 15 de novembro de 1889, Manuel Deodoro da Fonseca, militar e político, proclamava a República do Brasil. Primeiro presidente da história do país, seu governo foi marcado por grande instabilidade política e também econômica. A crise teve seu auge com o fechamento do Congresso Nacional, que resultou na sua renúncia no dia 23 de novembro de 1891. Seu sucessor foi Floriano Peixoto.



A República foi estabelecida em todo o país praticamente sem lutas, com exceção ao estado do Maranhão, onde antigos escravos reagiram em apoio ao Império. A primeira nação a reconhecer o novo governo foi a Argentina, em 20 de novembro de 1889. Deodoro da Fonseca morreu no dia 23 de agosto de 1892, no Rio de Janeiro, por conta de uma forte crise de dispneia (falta de ar).


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESO EM 22|11|2012.


http://blogdocontrolesocial.blogspot.com.br/2012/11/15-de-novembro-proclamacao-da-republica.html ACESSO EM 22|11|2012.